quinta-feira, 15 de abril de 2010

Escola Estadual de Ensino Básico André Antonio Maggi
Relatório de Biologia
Assunto: Vírus, um grupo sem reino
Data: 15/04/10
O nome vírus vem do latim, que significa “veneno ou fluído venenoso”. Eles são visíveis apenas a microscópico eletrônico e possui apenas um tipo de ácido nucléico: DNA ou RNA, e não possuem organização celular.
Podem parasitar vários tipos de seres vivos, como os animais, microorganismos diversos e bactérias.
Reproduzem-se apenas no interior de células, no caso do vírus bacteriófagos ou fagos, injeta o ácido nucléico: no caso o DNA, na célula, se multiplicando com a obtenção das energias da célula e os componentes bioquímicos. Os vírus são considerados parasitas obrigatórios, pois só se reproduzem no interior de uma célula.
O vírus é considerado inimigo nº1 dos seres humanos, mas com os estudos que estão sendo apresentados pelos cientistas, os vírus são muito úteis no combate das pragas da agricultura, como por exemplo, o baculovirus anticarsia, que parasita e destrói as lagartas-da-soja.
Os vírus são capazes de infectar quase todos os seres vivos, desde as bactérias até os seres humanos.
Há várias doenças virais, que são transmitidas aos seres humanos de diversas formas:
Dengue: Picado do mosquito Aedes aegypti.
AIDS: Através de relações sexuais, transfusões de sangue etc.
Hepatite Viral: Por vários agentes, como produtos químicos tóxicos ao organismo e parasitas, como bactérias e vírus.

Um comentário: